quinta-feira, 26 de abril de 2012

Sopa da Pedra EU (#024) 26 Abr 2012


Hoje viajamos até à Sardenha onde a 28 de Abril é comemorado o Dia da Sardenha. Para percebermos esta data falamos um pouco desta região autónoma italiana, de enorme beleza natural e cultural, repousada no meio do Atlântico. A música fica a cargo de Elena Ledda, com o tema Cantu a Dillu.

• Elena Ledda - Cantu a Dillu [Live, 2008] Sardenha

terça-feira, 24 de abril de 2012

Sopa da Pedra PT (#023) 24 Abr 2012


Nesta edição do Sopa da Pedra por ocasião do 25 de Abril lembramos há 38 anos atrás quando estávamos no últimos dias de ditadura e muitos músicos, tentavam passar mensagens de liberdade e de esperança, muitas vezes de forma disfarçada ou na clandestinidade.
Passadas quase 4 décadas ainda há quem continue a escrever sobre liberdade e ditadura como é o caso de Rogério Charraz, um jovem músico que já passou por bandas como os Boémia e que na nova carreira a solo lançou recentemente o álbum de estreia, A Chave, no qual é possível ouvir o tema hoje em destaque no Sopa da Pedra. A Dita Dura!

Rogério Charraz - A Dita Dura [Demo, 2009] Portugal

Fica também um vídeo do tema Liberdade com o qual Rogério Charraz venceu o prémio Ary dos Santos no Festival Cantar Abril

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Sopa da Pedra EU (#022) 19 Abr 2012


Nesta edição do Sopa da Pedra, aproveitando as comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (18 Abril), viajamos até Northumberland, fronteira entre Escócia e Inglaterra, à Holy Island conhecer o imponente castelo de Lindisfarne, ao som do tema com este nome pela Kathryn Tickell.

Kathryn Tickell - Lindisfarne [The Northumberland Collection, 1998] Escócia

Também deixo um vídeo do tema Shepherd's Hey

terça-feira, 17 de abril de 2012

Sopa da Pedra PT (#021) 17 Abr 2012


Nesta edição do Sopa da Pedra conhecemos José Flávio Ensemble. Depois de 20 anos de carreira, 20 álbuns editados e inúmeras bandas por onde passou (Frei Fado d’El Rei, Roldana Folk, Lúmen, Atlantihda) José Flávio Martins arranca agora para um projecto em nome próprio, onde renova temas que compos para os grupos onde passou e aos quais se juntam temas inéditos. À conversa com o músico e compositor (re)descobrimos o tema Chalaça, originalmente editado no Gincana, 2º álbum de Roldana Folk, agora com uma nova roupagem.

• José Flávio Ensemble - Chalaça [Demo ,2012] Portugal

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Sopa da Pedra EU (#020) 12 Abr 2012

O trilho de hoje leva-nos à Geórgia, país do Cáucaso com uma longa história, e que no dia 9 de Abril celebra o Dia de Unidade Nacional (Dia da independência). A música fica a cargo dos Soinari Ensemble com o tema Shustari. Fica um vídeo de um poema recitado por Marine Sagaradze, acompanhada pelos Soinari Ensemble.

• Soinari Ensemble - Shustari [,] Geórgia

terça-feira, 10 de abril de 2012

Sopa da Pedra PT (#019) 10 Abr 2012

Nesta edição do Sopa da Pedra ouvimos Migna Mala, banda que participou no Sul Azul e que esteve este fim de semana na Fnac da Guia a propósito do lançamento da edição especial do Sul Azul (CD+DVD, edição limitada e numerada de 164 exemplares). Migna Mala em destaque neste Sopa da Pedra, à conversa com João Beles, e com o tema “A Tinu Noá” gravado ao vivo na Fnac da Guia dia 6 de Abril de 2012.

Migna Mala - A Tinu Noá [ao vivo na fnac da guia a 06 Abril 2012] Portugal

Fica também o vídeo do tema Amitalé gravado ao vivo no Teatro Lethes por ocasião da apresentação do projecto Sul Azul, em Outubro de 2011


quinta-feira, 5 de abril de 2012

Sopa da Pedra EU (#018) 05 Abr 2012

Nesta edição do Sopa da Pedra e a propósito da Páscoa, descobrimos algumas das tradições europeias associadas a esta data, as origens dos símbolos e a lenda da Deusa Eostre, que explica porque é que são as lebres que transportam os ovos de Páscoa. Tudo ilustrado com o som de Gjallarhorn e o tema “Kokkovirsi”. Boa Páscoa...

Gjallarhorn - Kokkovirsi [Rimfaxe, 2006] Finlândia


terça-feira, 3 de abril de 2012

Sopa da Pedra PT (#017) 03 Abr 2012

Nesta edição descobrimos QUINTO, o novo trabalho discográfico de António Zambujo, ele que com o anterior GUIA tinha vencido o Prémio Sopa da Pedra na categoria de Melhor Álbum 2010. Este é novamente um belo disco que vem no seguimento do anterior como nos contou António Zambujo à conversa neste Sopa.
Quinto teve lançamento ontem, vai ter apresentação oficial dia 24 de Abril em Lisboa (Auditório da Gulbenkian), mas antes disso conhecemos neste Sopa o tema Flagrante.

António Zambujo - Flagrante [Quinto, 2012] Portugal